Psicologia
Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: Todo mundo tem um pouco de conhecimento psicológico, mesmo que superficial da psicologia cientifica que adquirimos e usamos e em nosso cotidiano, como por exemplo, ouvir algum amigo com algum problema, e dar uma opinião com um ponto de vista psicológico.
2.
Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento. R: Senso comum é todo o conhecimento adquirido e acumulado em vida em nosso cotidiano, como por exemplo, quando estamos com dor no estomago e nos fazem chá de boldo, mesmo não tendo nenhum conhecimento na área farmacêutica, sabemos com as experiências vividas, que ele tem efeito medicinal.
3.
Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: Visão-de-mundo seria usar termos de outras áreas do conhecimento humano, em prol de uma teoria criada pelo senso comum mais simples.
4.
Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, estamos usando termos definidos pela Psicologia científica. Não nos preocupamos em definir as palavras usadas e nem por isso deixamos de ser entendidos pelo outro. Podemos até estar muito próximos do conceito científico mas, na maioria das vezes, nem o sabemos. Esses são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência.
5.
Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange? R: A arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano. Por exemplo, os gregos, por volta do século 4 a.C, já dominavam complicados cálculos matemáticos. Os gregos precisavam entender esses cálculos para resolver seus problemas agrícolas, arquitetônicos, navais etc. Era uma questão de sobrevivência. Com o tempo, esse tipo de conhecimento foi-se especializando cada vez mais,