psicologia
Na Grécia e em Roma, chama-se PEDAGOGO ao servo ou escravo que era guardião e conduzia e acompanhava as crianças. O próprio termo significa, aquele que conduz a criança. Com o tempo o PEDAGOGO, que começou como simples condutor ou guardião da criança, acabou por se transformar, em Roma num Preceptor (mestre encarregado da educação no lar).
Foi da palavra PEDAGOGO que derivou o termo PEDAGOGIA, vocábulo que aparece para designar uma ciência e uma arte que tinha raízes antiquíssimas, quase tão velhas como a própria humanidade, a da educação das pessoas. No século dezoito surge, pele primeira vez, no Dicionário d Língua Francesa, o vocabulário PEDAGOGIA, como Ciência da Educação, que já se usava na linguagem corrente. Com a formação definitiva da Ciência da Educação, o vocabulário PEDAGOGIA se enobreceu e enobreceu a palavra e a profissão PEDAGOGO. Hoje o Pedagogo é o especialista em Pedagogia, a Ciência e a Arte da Educação.
Pedagogia é uma ciência ou disciplina de ensino que começou a se desenvolver no século dezenove. A Pedagogia estuda diversos temas relacionados á educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. É teoria da educação. Porém, educação é uma atividade prática. Portanto, a pedagogia é uma teoria da prática; a teoria da prática educativa. A pedagogia é uma teoria que se estrutura em função da ação, é elaborada em função de exigências práticas, interessada na execução da ação e nos resultados. A Pedagogia como teoria da educação, busca equacionar de alguma maneira o problema da relação educador – educando, de modo geral, e no caso especifico da escola, a relação professor – aluno, orientando o processo de ensino e aprendizagem.
No ambiente da escolarização da educação, a pedagogia surgiu como ciência teórica em época relativamente recente. Percorreu antes um longo caminho que começou na antiguidade e foi acelerado durante a revolução Francesa, com o iluminismo.