psicologia
Devemos lembrar que, desde a Antiguidade, filósofos e pensadores preocuparam-se com os fatos da aprendizagem.
Pode-se observar, após uma análise de varias concepções e definições acerca da aprendizagem, que as discussões e a diversidades ente s teorias se dão no que diz respeito à natureza dos processos e mecanismos principalmente porque estes ainda são apenas inferidos, uma vez que não podem ser observados diretamente, em todas as suas dimensões.
Inatismo: Os teóricos adeptos dessa concepção acreditam que o individuo humano já nasce equipado com capacidade básicas que vão se desenvolver pela maturação das estrutura orgânicas.
Interacionismo: Como sua denominação assinala, essa concepção gira em torno da idéia de seu individuo nasce com potencial que vai lhe possibilitar aprender novas realidades, pois a aprendizagem é um processo que envolve mudança do comportamento pela experiência. O cognitivismo é um movimento da Psicologia, mas você pode estar, agora, a se perguntar: O que é, cognição? A palavra cognição refere-se à qualidade ou estado de estar cônscio, ciente de algo.
As teoria cognitivas: O cognitivismo, no campo da educação, preocupou-se com o processo de compreensão, transformação, armazenamento e utilização das informações no plano da cognição. Aprendizagem é concebida, pelos cognitivistas, como solução de problemas.
A gestalt clássica: A partir disso, essa situação, antes problema, torna-se um conteúdo aprendido que vai integrar o repertório de comportamento do sujeito, sua chamada experiência “anterior” com a qual ele vai contar para a resolução das novas situações de problemas que serão vivenciadas. A aprendizagem, como podemos observar quando sobre ela discorremos, não é um dos seus conceitos centrais.
A teoria de Piaget: Dito de outro modo: São elementos básicos do pensamento configurados como sistemas organizados de ações ou pensamentos que permitem o indivíduo representar mentalmente (“pensar sobre”) os objetos e