psicologia
Universidade Federal de Mato Grosso
Universidade Aberta do Brasil
Núcleo de Educação Aberta e a Distância
Licenciatura em Pedagogia – Modalidade a distância
Disciplina: Filosofia I
Orientadora acadêmica: Piedade Pires de Moraes
Professores: Silas e Polyana
Acadêmica: Vanessa Ferreira da Silva
Faça uma síntese esquemática do capítulo, diferenciando a origem, as características e as implicações de cada tipo de conhecimento. Em seguida escolha um dos tipos de conhecimento e faça uma análise crítica.
Senso Comum: O senso comum é um dos primeiros modos de manifestação da capacidade cognitiva dos seres humanos. Tem sua origem na necessidade de resolver situações que se apresentam como problemas, no dia a dia e na vida das pessoas. Do ponto de vista de suas características básicas, o senso comum não é um conhecimento em sentido estrito.. Do ponto de vista de suas implicações, as ideias e valores que caracterizam o senso comum são, muitas vezes, carregados de superstições e preconceitos, levando indivíduos, grupos e/ou comunidades inteiras à exclusão social.
Mítico-Religioso: O conhecimento mítico-religioso é uma narrativa mágico-religiosa que os seres humanos produzem para explicitar o porquê da existência do mundo e da presença do homem no mundo. A origem é a necessidade que os seres humanos sentem de explicar, de maneira magica ou sobrenatural, a existência do mundo e do homem. Do ponto de vista de suas características básicas, este conhecimento apresenta uma visão de mundo e de homem determinante das relações que os indivíduos estabelecem com a natureza, consigo mesmo e com os demais seres humanos. Do ponto de vista de suas implicações, a visão de mundo e de homem desse tipo de conhecimento traz implícito um código de condutas baseado em parte de valores opostos e mutualmente excludentes, como “certo x errado”, “justo x injusto”, “bem x mal”, que levam o individuo a tipificar as pessoas como “do