Psicologia
- definir aprendizagem
- tipos de teorias que há
- tipos de descrição de aprendizagem
Cognição designa o pensamento, a formação dos conhecimentos e a relacionação de uns com os outros. A nível da psicologia, o conhecimento implica uma série de processos, entre os quais a percepção, a aprendizagem e a memória.
Definir aprendizagem:
A aprendizagem é o conjunto de alterações processadas pela experiência, pelo treino ou pelo estudo, e que incidem no comportamento ou no conhecimento. É pela aprendizagem que adquirimos novos conhecimentos e novas maneiras de agir como, por exemplo, andar de bicicleta.
Os elementos caracterizadores da aprendizagem:
- A aprendizagem é sempre uma alteração comportamental, ou seja, os conhecimentos anteriores adquiridos vão sendo alterados.
- As modificações processadas têm que apresentar carácter duradouro, ou seja, os conhecimentos adquiridos permanecem ao longo da vida, como por exemplo, aprender a ler e a escrever.
- A aprendizagem implica alguma forma de exercício, o que significa que ninguém aprende sem experiência, prática, treino, ou estudo. Como exemplo, aprender a saber a nadar.
Distinguir aprendizagem comportamental e aprendizagem cognitiva:
Aprendizagem vicariante:
Bandura designa que a aprendizagem pode ser feita de uma maneira directa mas também de uma maneira indirecta.
- Aprendizagem directa: aquisições em que as consequências dos actos recaem sobre o sujeito que os pratica. Exemplo: assim, um empregado que recebe um prémio pecuniário pelo seu desempenho profissional está a ser reforçado pelo seu comportamento positivo e tenderá a mantê – lo no futuro.
- Aprendizagem vicariante: aquisições em que os modos de proceder são sugeridos pela observação das consequências que recaem nos outros. Exemplo: os colegas de trabalho tenderão a proceder como o empregado que recebeu o prémio, em virtude de terem observado que o seu bom desempenho foi apreciado. Aprendizagem por insight: