Psicologia
Atividades Práticas Supervisionadas: Neurociência Básica
Análise dos artigos da revista Galileu e revista Superinteressante
Desde que os seres humanos adquiriram a capacidade de pensar sobre sua própria existência, o cérebro é um desafio permanente ao entendimento, pois é uma máquina maravilhosa que desempenha múltiplas tarefas. A complexidade do cérebro exposto nos artigos da “Serie Mais Ciência” da publifolha, a complexidade do cérebro da sentido ao mundo que nos cerca. O cérebro humano tem aproximadamente 100 bilhões de neurônios, células nervosas cerebrais. A neuroquímica do cérebro e extremamente ativa Carl Sagan, no livro Cosmos disse “ O cérebro é um lugar muito grande num espaço muito pequeno ”. No artigo “Mistérios do Cérebro” cada neurônio pode ter entre 1 a 10000 conexões possíveis em um único cérebro o numero teórico de diferentes padrões de conexões é cerca de 40 quatrilhões nas tendas sinapticas as diferentes configurações eletroquímicas num único cérebro ao numero impressionante é conhecido cerca de 53 diferentes neurotransmissores.
A neurociência vem demonstrar no decorrer dos anos que em cada etapa da vida partes distintas do cérebro têm ritmos de amadurecimento diferentes.
Há tempos que o cérebro deixou de ser sem utilidade, pois os antigos egípcios acreditavam fielmente nessa idéia e o descartavam antes da mumificação e hoje após várias descobertas passou a ser tratado como um arranjo de vários departamentos. Ele cresce bastante desde o nascimento até a idade adulta, e, em algumas regiões cerebrais, as células nervosas são reabastecidas o tempo todo para repor a perda das antigas, essa alta produção de sinapse vai até a adolescência.
Técnica avançada mostra que é possível dividir a vida cerebral em várias etapas sendo elas infantil até os 12 anos, a fase do cérebro adolescente e a fase do cérebro adulta que é ligada a terceira idade. O cérebro infantil nos termos neurológicos é chamado de