Psicologia
A qualidade de vida sempre foi objeto de preocupação da raça humana. Qualidade de vida no trabalho (QVT) é o conjunto das ações de uma empresa que envolvem a implantação de melhorias e inovações gerencias e tecnológicas no ambiente de trabalho.
Qualidade de vida no trabalho pode ser definida como:
"... melhoria nas condições de trabalho - com extensão a todas as funções de qualquer natureza e nível hierárquico, nas variáveis comportamentais, ambientais e organizacionais que venham, juntamente com políticas de Recursos Humanos condizentes, humanizar o emprego, de forma a obter-se um resultado satisfatório, tanto para os empregados como para a organização. Isto significa atenuar o conflito existente entre o capital e o trabalho." (VIEIRA e HANASHIRO, 1990, apud VIEIRA, 1996).
Investir na qualidade de vida do funcionário é uma ótima estratégia para garantir um trabalho bem feito e realização profissional. Esse investimento traz um retorno visível e rápido. Pesquisas concluem que pessoas motivadas são 50% mais produtivas, e que recompensas salariais não é o fator decisivo para satisfazer um trabalhador, e sim as recompensas sociais e simbólicas.
Algumas dicas para as pessoas fazerem quando perceberem que passam horas e horas sobre determinada atividade e não conseguem produzir nada. Atribui-se esse fracasso à má qualidade de vida no trabalho.
A mente precisa descansar, sair da rotina. Processar novas informações através de ambientes diferentes dos quais se passa a maior parte do tempo utilizando os cinco sentidos para que descanse e se revigore.
Verifique se sua postura não está lhe causando cansaço físico, se não está sentado muito perto do monitor do computador, se está exposto a algum tipo de poluição sonora ou visual.
Aproveite o horário que sobra durante o almoço. Ouça uma música, leia um livro, desenhe, pinte, faça artesanato, converse com amigos (assuntos não relacionados ao trabalho), dê uma volta no