psicologia
1.1 CAMADAS DA ATMOSFERA
Para um piloto de avião o ato de voar não é simples, envolve muita preparação antes da realização do vôo. Preparação que também envolvem questões meteorológicas que estão diretamente ligadas para um vôo bem sucedido. Com o aquecimento global a conscientização do piloto tem mudado, pois o meio em que ele trabalha esta mudando e a aviação também tem contribuído negativamente para essas mudanças, pois a emissão de gases poluentes por aviões tem aumentado muito durante esses anos.
Para entendermos como a poluição atmosférica afeta o meio onde primeiro temos que entender como a radiação solar chega ate nós, e qual o papel que a atmosfera Terrestre realiza para não deixar que a maior parte da radiação chegue até superfície da terra. Para melhor entendimento, cada camada da atmosfera será citada para melhor entender como a poluição age para a degradação da atmosfera.
Segundo o painel Intergovernamental de mudança de clima (IPCC¹), a radiação solar é absorvida de maneira natural pela superfície da Terra e redistribuída pela circulação atmosférica e oceânica para depois ser radiada para o espaço, em comprimento de ondas mais longo, denominada radiação “terrestre” ou “infravermelha” (BNSD, MTC, 1999).
Terra. Aqui, no ambiente onde vivemos com a espessura que pode ser do solo até
16 km de altura encontra-se a camada chamada de troposfera onde ocorrem os fenômenos meteorológicos. Devido aos fatores naturais e aos fatores humanos, até uma altura de 3 km o ar sofre influências nas suas características básicas
(SONNEMAKER, 2002).
Acima da camada Troposfera pode-se encontrar a camada que vai de 16 a 50 km de altura chamada estratosfera. Nessa camada é encontrada grande quantidade de gás Ozônio, que realiza o importante papel de filtragem da radiação