psicologia
Para tentar entender o adolescente é preciso que se olhe para ele de perspectivas bem mais amplas que as tradicionais, diz Daniel Becker no livro O que é Adolescência (Editora Brasiliense, de1994). Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, adolescência é o período de vida que dura entre aproximadamente 12 e 18 anos de idade. Porém, não há um critério exato e rígido que determina esse período.
A adolescência pode ser considerada como invenção social ou como um fenômeno moderno e cultural, que ainda é bastante discutida e estudada por pesquisadores de diversas áreas. Por este motivo, há a necessidade de estudos e conhecimentos dos profissionais que lidam com adolescentes, exatamente pela complexidade e por polêmicas importantes que são apresentadas pelo referido fenômeno.
Enquanto sujeito sócio-histórico, o adolescente tanto influencia como é influenciado pelo contexto em que vive: a partir da criação e recriação da cultura e das relações sociais é que o adolescente cria e recria sua identidade e a si mesmo. Portanto, adolescer é diferente, dependendo do contexto em que a pessoa adolescente está inserida, dos fatores históricos e das condições concretas de cada um.
Embora o adolescente seja produto e produtor da história, esta história não é feita tão somente em condições escolhidas por ele, mas também a partir de condições que lhe são dadas, que o antecedem e que o ultrapassam.
Em nosso país, a desigualdade social se reflete profundamente na adolescência das camadas populares, limitando as perspectivas e deixando poucas escolhas para o futuro.
Os adolescentes que são "empurrados" precocemente para o mundo do trabalho, servindo de auxílio financeiro para suas famílias podem ou não vivenciar fases e características da adolescência, apresentadas por algumas teorias, tais como, crise psíquica, crise de identidade ou depressão. Deste modo, a adolescência pode adquirir