Psicologia
A seguir, apresenta-se a contribuição de alguns teóricos da psicologia para a área da educação tais como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev. S. Vigotski.
Suas teorias foram construídas a partir de observações, pesquisas com indivíduos de diferentes faixa etária, culturas, estudos de casos clínicos, acompanhamento de indivíduos desde o nascimento até a fase adulta.
São importantes para que se compreenda o desenvolvimento humano e responda como e porque o indivíduo se comporta de determinada maneira, em determinada situação.
ETAPA 1
Sigmund Freud
O criador da psicanálise nasceu na região da Morávia, que então fazia parte do Império Austro-Húngaro, hoje na República Tcheca. A família mudou-se para Viena em 1860.
Em 1877, ele abreviou o seu nome de Sigismund Schlomo Freud para Sigmund Freud. Desde 1873, era um aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Viena, onde gostava de pesquisar no laboratório de Neurofisiologia. Ao se formar, em 1882, entrou no Hospital Geral de Viena. Freud trabalhou por seis meses com o neurologista francês Jean Martin Charcot, que lhe mostrou o uso da hipnose. Em parceria com o médico Joseph Breuer, seu principal colaborador, ele publicou em 1895 o "Estudo sobre Histeria". O livro descreve a teoria de que as emoções reprimidas levam aos sintomas da histeria, que poderiam desaparecer se o paciente conseguisse se expressar. Insatisfeito com a hipnose, Freud desenvolveu o que é uma das bases da técnica psicanalítica: a livre associação. O paciente é convidado a falar o que lhe vem à mente para revelar memórias reprimidas causadoras de neuroses. Em 1899, publicou "A interpretação dos sonhos", em que afirma que os sonhos são "a estrada mestra para o inconsciente", a camada mais profunda da mente humana, um mundo íntimo que se oculta no interior de cada indivíduo, comandando seu comportamento, a despeito de suas convicções conscientes. A partir daí, Freud