Psicologia
“O amor recíproco entre quem aprende e quem ensina é o primeiro e mais importante degrau para se chegar ao conhecimento”.
O conhecimento e uma ferramenta muito importante para um psicólogo possa desenvolver em uma instituição de educação que é a formação de seus educadores. Ajudar o educador a pensar sobre a sua infância para entender melhor a infância de seus alunos. Assim o educador infantil possa entender a si mesmo.
Compreender o educador nas realizações em trabalhos em equipe e na construção da turma enquanto grupo ajudar o educador a refletir sobre sua família para melhor compreender a dinâmica familiar de seus alunos e seu novo perfil familiar. O educador acaba refletindo e conhecendo melhor sobre o desenvolvimento dos seres humanos e os processos ensino/aprendizagem com base nos fundamentos teóricos que mantém a sua prática, assim ele pode compreender e encaminhar o percurso da educação de seus alunos. Bottom of Form 3
“O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas“. (FREIRE: 1996, p. 96).
O bom professor sabe fazer uma aula menos entediante e tornando a sua aula mais divertida. A relação do professor com aluno depende do clima do ambiente que o professor tem em sua sala de aula e também da sua capacidade de ouvir, refletir e discutir com seus alunos sobre qualquer assunto. Indica também que o professor e o educador profissional com raras exceções, deve buscar educar para as mudanças, para a si mesmo e trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
A educação do aluno não é movida somente pela inteligência, mas principalmente pelos sentimentos, através da