Psicologia
Pergunta 1
1.
Quem toca um instrumento musical sabe que precisa ensaiar bastante antes de poder se apresentar para o público. A repetição das músicas é, na perspectiva do behaviorismo:
c. um comportamento operante.
Pergunta 2 Ainda no século XX, tinha-se o costume de punir as crianças para que elas apreendessem. O behaviorismo contribuiu para o questionamento e a abolição dessa prática.
d. a punição pode provocar processos de esquiva e de fuga.
Pergunta 3 “NINGUÉM nasce mulher: torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico, econômico define a forma que a fêmea humana assume no seio da sociedade; é o conjunto da civilização que elabora esse produto intermediário entre o macho e o castrado que qualificam de feminino. Somente a mediação de outrem pode constituir um indivíduo como um Outro” (BEAUVOIR, S. O segundo sexo. Vol. II. A experiência da vida. São Paulo: Difel, 1967.)
A partir da teoria transcrita no trecho, há hoje uma diferenciação teórica entre os termos “sexo” e “gênero”:
b. o uso do termo gênero conota que a diferença entre homens e mulheres é de ordem cultural.
Pergunta 4 Qual é a diferença entre a vida animal e a vida humana?
e. Nenhuma alternativa está correta.
Pergunta 5 Por que receber um nome é importante para um ser humano recém-nascido?
c.
Quem não tem nome tem dificuldade de construir uma identidade
Pergunta 6 O Complexo de Édipo é, para Sigmund Freud, a chave de compreensão do inconsciente. Qual é a saída do Complexo de Édipo para o menino?
c.
Crescer, encontrar uma mulher que não é nem a mãe (e nem a irmã) e ser pai
Pergunta 7 A psicologia sócio-histórica tem sua origem no contexto histórico da Revolução Russa. De acordo com essa teoria, é incorreto afirmar: c. que somos seres naturais e seguimos nossos instintos.
Pergunta 8 A identidade de uma pessoa depende para