Psicologia
Valter Campanato/Abr Ampliar * Criação de animais e cultivo de plantas fazem do Brasil líder mundial em vários produtos
O país é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. Lidera o ranking na produção e exportação de café, açúcar, álcool a partir da cana-de-açucar e suco de laranja. Também está em primeiro lugar das vendas externas de complexo de soja( farelo; óleo e grão), carne bovina, carne de frango. É destaque na produção de milho, arroz, suínos e pescados.
Em 2008, a agropecuária brasileira cresceu 5,8% e movimentou R$ 163,5 bilhões. Destaque para o desempenho das lavouras de trigo (47,5%), café em grão (25%), cana (19,2%), milho em grão (13,3%), arroz (9,7%), feijão (5,0%) e soja (3,4%).
Política agrícola e modernização
O Brasil é líder em tecnologia de agricultura tropical. O desenvolvimento científico-tecnológico e a modernização da atividade rural contribuem para o bom desempenho do agronegócio brasileiro nas exportações e para a crescente oferta de empregos no setor. Além do solo fértil, da disponibilidade de água, da biodiversidade e da mão-de-obra qualificada, o Brasil investe na produção de máquinas e implementos agrícolas e em pesquisas que garantem a qualidade da produção agropecuária.
A política agrícola brasileira também incentiva a expansão do setor, por meio da concessão de crédito e benefícios fiscais, além de programas como o seguro rural (que permite ao produtor proteger-se contra perdas nas safras e rebanhos).
Reduzir o consumo de carne significa pensar na sobrevivência da espécie humana no planeta Terra. O alerta é de João Meirelles, presidente do Instituto de