Psicologia
DISCIPLINA: BASES BIOLÓGICAS DO COMPORTAMENTO
PROFas. EVA CLAUDINO, GLEICE CRISTINA, LAURA MARIA e MARIA ALICE
PADRÕES DE HERANÇA – PRÁTICA SIMULADA
Bibliografias:
BORGES – OSÓRIO, M. R. & ROBINSON, W. M. Genética Humana. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
THOMPSON & THOMPSON. Genética Médica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.
PROBLEMA I
Existem doenças hereditárias autossômicas recessivas que são letais, isto é, os afetados morrem antes de atingir a idade reprodutiva ou não têm condições de deixar descendentes. Assim sendo, pode-se supor que, após muitas gerações, os genes autossômicos recessivos que as determinam sejam completamente eliminados da população. Isto poderia realmente acontecer? Justifique sua resposta.
PROBLEMA II
Roberto possui braquidactilia. É o primeiro filho de uma irmandade de 5 indivíduos. Os 2º, e 5º irmãos são mulheres normais; o 3º irmão é um homem normal e o 4º é uma mulher também afetada. O pai de Roberto é afetado pela mesma anomalia e possui 3 irmãos; a mais velha é normal, o 2º indivíduo da irmandade é o pai de Roberto, enquanto que o 3º e o 4º indivíduos são respectivamente homem e mulher com braquidactilia. O avô paterno de Roberto é normal enquanto que a avó é também braquidactílica. Essa senhora possui três irmãos mais jovens, sendo o primeiro, um homem normal e os dois mais novos, mulheres normais.
a) Construa a genealogia de Roberto, indicando as gerações e o número de cada indivíduo.
b) Qual o padrão de herança da braquidactilia? Cite os principais critérios utilizados para identificá-la.
c) Escreva os possíveis genótipos dos indivíduos dessa família.
d) A avó paterna de Roberto, que é braquidactílica, refere que seus pais eram normais. Nesse caso, como deve ter surgido a doença na família?
PROBLEMA III A Hemofilia é um distúrbio genético marcado por um sangramento prolongado devido à diminuição ou