Psicologia X Educação
Inicialmente a psicologia teve inicio com os filósofos que pensavam, refletiam e questionavam tudo. Mais tarde passou a ser uma ciência porque com as mudanças que ocorrem através do tempo, da cultura, vai ocorrendo a necessidade de comprovação científica dos conhecimentos e conceitos. A psicologia na educação é importante porque todos precisamos de certa forma dela, então ela ajuda os alunos e também os professores a entender certos comportamentos.
A origem da psicologia é compreender a dimensão humana e o funcionamento da mente.
A ciência que estuda o comportamento e os processos mentais e as interações com ambiente. As relações entre psicologia e a educação estiveram mediadas pelas filosofia.
A relação da psicologia e a educação é oferecer o conhecimento da natureza humana aos estudiosos da teoria da educação. Colocar os professores a par do estudo cientifico do desenvolvimento mental.
A Psicologia da Educação foi sendo construída com a finalidade de fornecer subsídios teóricos para a prática de ensinar e aprender, de forma a torná-las mais eficazes. De forma geral, podemos entender a aprendizagem como um processo mental de adquirir, reter e utilizar conhecimentos, aptidões, hábitos, virtudes, atitudes, valores e ideias.
As estratégias de ensino, a relação professor-aluno, a divisão curricular, as etapas de ensino, são objeto de estudo da Pedagogia, mas decorrem dos estudos da Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem humana (LUCION, 2009).
Para Cosmo (2006), compreender a influência da Psicologia na Educação passa necessariamente pelo conhecimento histórico da relação que envolveu essas duas áreas do conhecimento. A busca por esse conhecimento demanda, portanto, a elaboração de um breve resgate histórico identificando como essa relação foi sendo constituída.
Conforme Cosmo (2006), é preciso situar na trajetória dessa relação, as características que marcaram a relação da Psicologia com a Educação, as