Psicologia E Pr Ticas Em Educa O
Psic. Educação (conhecimento) X Psic. Escolar( Atuação)
Atuação do psicólogo escolar Habilidades Analísticas( teoria):
Identificar variáveis
Análise do contexto
Surgir possibilidades de intervenções
Leitura dos diferentes aspectos do problema
Problematizar
Habilidades Instrumentais (técnico, interpessoal,escuta, comunicação):
Testes/ Atividades
Dinâmicas
Jogos lúdicos
Mensurar/Tabular
Coletar dados
Observação
Psicologia escolar: Pesquisa, formação e prática
A tendência atual da psicologia escolar baseia-se em conhecimento científicos lastreados num enfoque interdisciplinar, das implicações socioculturais do processo educativo. Vários problemas sociais refletem nas relações educativas e no processo de ensino-aprendizagem.
O psicólogo escolar deve ser um profissional, além de competente e versátil , habituando fazer uma revisão sistemática organizacional das mudanças que ocorrem, compreendendo que a participação de todos que trabalham em educação imprescindível ao processo de transformação social. A luta do psicólogo pela autonomia, melhoria no trabalho e reconhecimento social, continuará mais intensa e diferenciada.
O psicólogo deve abrir um espaço para a razão dialógica , para uma razão dialógica , para uma ciência libertadora e para uma produção cientifica de expressiva qualidade . Questão fundamental será de lidar com o “trajetivo” que fica entre o “ objetivo” e o “ subjetivo”, do ser em movimento.
O homem moderno é um ser em trajeto com várias perspectivas, gerando energia e desenvolvendo capacidades do saber, do fazer, do sentir e do desejar.
No futuro o psicólogo escolar ajudará os agentes educativos e os alunos a conviverem com a desordem, a contradição e a ambiguidade presentes.
As atividades da atual Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, de nível nacional, atestam a necessidade de se fortalecer esse e congregar os profissionais que trabalham na área.
Os serviços de psicologia