Psicologia e história
PSICOLOGIA COMO CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO
Cap. 1 — PSICOLOGIA HOJE
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Depois de estudar este capítulo, você deverá ser capaz de:
— indicar os mais importantes marcos do desenvolvimento histórico da Psicologia;
— nomear as principais posições teóricas atuais em Psicologia e caracterizá-las em linhas gerais;
— conceituar Psicologia referindo-se ao significado atual de seu objeto de estudo e justificar sua caracterização como ciência;
-- mostrar a amplitude e aplicação da Psicologia atual, apontando seus principais subcampos e áreas de aplicação;
— nomear e distinguir os principais profissionais em Psicologia;
— expor a relação da Psicologia com outras ciências, oferecendo alguns exemplos.
ALGUMAS PALAVRAS DE ADVERTÉNCIA
“Psicologia” é uma palavra que tem, para o leigo, um sentido bem pouco definido. Ela pode sugerir muitas coisas para uma mesma pessoa e também coisas diferentes para pessoas diferentes.
Um levantamento breve das expectativas comuns de quem vai iniciar seus estudos em Psicologia ilustra bem esta diversidade de concepções. Alguns acreditam que vão estudar as causas e características do desequilíbrio mental; outros esperam aprender como lidar com crianças em suas sucessivas etapas desenvolvimentais; há os que pretendem alcançar a compreensão das regras do bom relacionamento interpessoal; alguns expressam o desejo de poderem vir a psicanalisar pessoas; outros, ainda, almejam treinar-se em mensuração da inteligência; e encontram-se, também, os que, querem, de forma mais vaga, vir a “compreender o ser humano”.
Esta lista de expectativas, a par do aspecto altamente positivo que é a predisposição favorável em relação à disciplina, indica a amplitude de conceituações e permite supor uma crença pretensiosa que merece algumas palavras de advertência.
Trata-se da crença generalizada