Psicologia e Cidadania
Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória – IESFAVI
NOME DO ALUNO
PSICOLOGIA INTEGRADA
VISÃO CRITICA: ÉTICA - PAPEL DO PSICÓLOGO E DA PSICOLOGIA
Vitória
2014
NOME DO ALUNO
VISÃO CRITICA: ÉTICA - PAPEL DO PSICÓLOGO E DA PSICOLOGIA
Trabalho apresentado no curso de Psicologia ao Instituto de Ensino Superior e Formação Avançada de Vitória – IESFAVI da Associação Vitoriana de Ensino Superior - AVIES como requisito para aprovação na disciplina Psicologia Integrada.
Professor: .......
Vitória
2014
INTRODUÇAO Haverá sempre um embate fervoroso entre o homem da moral e o homem da ética, embate fundamental para se realizar mudanças nas regras tradicionais da sociedade. Deve-se compreender que cada indivíduo traz dentro de si a capacidade de se indignar, de ser livre, de questionar, e com isso contribuir para que o homem da moral repense os seus conceitos.
O termo “ética” geralmente é empregado como sendo a educação do caráter, à vida justa e livre, o que segundo os gregos, só seria possível como vida política. A moral significa costumes, configurando-se como regras e valores sociais. Ao longo da história há um campo de problemática em torno desses dois conceitos, o que será abordado ao longo do texto.
VISÃO CRITICA: ÉTICA - PAPEL DO PSICÓLOGO E DA PSICOLOGIA
Há de se pensar que todos nós desde muito jovens sofremos influência do capitalismo, que controla a máquina social dominante e nos coloca como parte integrante do sistema de produção. E assim os indivíduos entram numa relação inconsciente de dependência dos processos maniqueístas, no qual se tornam sujeitos frágeis e não pensantes expostos ao controle do sistema. Dessa forma, em cada época trava-se um jogo de forças entre a moral e a ética, conceitos que não ditam a mesma coisa, porém são indissociáveis.
Vivemos