Psicologia Vocacional: Projeto Teresinha Mendes
“Ajudar o adolescente a definir e planejar seu futuro não é, por acaso, contribuir para que cresça superando a crise vital implícita na escolha da carreira? Não é ajudar um homem a nascer?”.(Rodolfo Bohoslavsky )
O presente projeto teve como intuito perceber realidades adjacentes dentro do âmbito educacional, vinculadas à área de orientação vocacional. Então a partir desse pressuposto elaboramos um trabalho com crianças de 7 a 10 anos de idade do projeto TERESINHA MENDES, localizado no prédio da FAPAN (Faculdade do Pantanal) na Avenida São Luiz, Jardim Cidade nova, número 2522. No dia 10/11 foi destinado para realização de atividades e teve o seu encerramento no dia 17/11. No qual foi permitido com que as crianças pudessem expor o que acharam dessa experiência e se realmente gostaram do que puderam experienciar, assim como manifestar o que motiva cada um a querer seguir a profissão almejada. Falamos da importância de desempenhar o que gostamos dentro dos aspectos profissionais, bem como o quão recompensador é.
Como diria BENJAMIM FRANKLIN “Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem uma vocação tem um cargo de proveito e honra”.
II. DESENVOLVIMENTO
O projeto possibilitou ter uma visão mais abrangente a respeito da orientação vocacional na educação infantil, pois, se faz de indubitável importância à promoção de trabalhos que agucem a curiosidade das crianças a respeito de profissões que futuramente serão desempenhadas e de como são desenvolvidas cada uma delas. A primeira atividade realizada teve como objetivo conhecer cada um dos alunos, então por meio de uma breve dinâmica cada um apresentava um de seus colegas, dizendo o nome, idade ou alguma característica marcante do colega, foi uma forma de fazer com que eles interagissem com nos estagiários e demais colegas. Em seguida, fizemos um levantamento de expectativas em cartaz, no qual as