Psicologia unifacs
Autor(a): Cláudia Vaz Torres
Nesta aula analisaremos os aspectos da construção da subjetividade, das identidades e sua importância nas relações sociais.
Sleep Salvador Dali, ver imagem em: http://www.virtualdali.com/37Dream.html
A identidade é um tema multidisciplinar da Filosofia, Antropologia, Sociologia, Psicologia e outras áreas. Apreende-se o conceito através da análise das condições de vida historicamente construídas de um sujeito e não através do estudo das singularidades da alma ou no arcabouço biológico.
Propomos, nesta aula, algumas reflexões acerca construção do conceito das subjetividades e identidades da pessoa humana e, em especial, as motivações psicológicas que ensejam a realização das suas ações. Reflita: Como homens e mulheres investem continuamente em assumir características e traços considerados inerentes à constituição do ser?Por que este tema é importante para o estudo das relações humanas? Importa, para você, a identidade do outro? |
Existe uma tensão constante do termo identidade, com o termo subjetividade. Woodward (2000, p. 55) esclarece que os termos “identidade” e “subjetividade” são às vezes utilizados de forma intercambiável.
Existe, na verdade, uma considerável sobreposição entre os dois. Subjetividade sugere a compreensão que temos sobre o nosso eu. O termo envolve os pensamentos e as emoções inconscientes que constituem nossas concepções sobre ‘quem somos nós’. A subjetividade envolve nossos sentimentos e pensamentos mais pessoais. Entretanto, nós vivemos nossa subjetividade em um contexto social no qual a linguagem e a cultura fornecem elementos para a construção do significado sobre a experiência que temos de nós mesmos e no qual nós construímos e adotamos identidades.
Depreendemos que os conceitos de identidade e subjetividade tensionam entre si porque envolvem discussões sobre a subjetividade individual e coletiva, a historicidade, as