Psicologia transpessoal
CURSO DE PSICOLOGIA
ANDRESSA SANTOS VIEIRA
CAROLINA ARAÚJO ZANETTE
JÉSSICA HORÁCIO DE SOUZA
PAULA CREASTE DEMÉTRIO
TRANSTORNOS SOMATOFORMES: HIPOCONDRIA
CRICIÚMA
2013
ANDRESSA SANTOS VIEIRA
CAROLINA ARAÚJO ZANETTE
JÉSSICA HORÁCIO DE SOUZA
PAULA CREASTE DEMÉTRIO
TRANSTORNOS SOMATOFORMES: HIPOCONDRIA
Trabalho acadêmico realizado para cumprimento parcial da disciplina de Psicopatologia II, solicitado pelo professor João Luiz Brunel, do curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
CRICIÚMA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 11
2 CARACTERÍSTICAS DIAGNÓSTICAS 12
3 ESPECIFICADOR 13
4 CARACTERÍSTICAS E TRANSTORNOS ASSOCIADOS 14
5 CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS À CULTURA E AO GÊNERO 15
6 PReVALÊNCIA 16
7 curso 17
8 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
APÊNDICE(S) 19
APÊNDICE A – Estudo de caso. 20
1 INTRODUÇÃO
Delimita o assunto, define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos. Apresenta o problema e as questões norteadoras ou hipóteses. Não deve antecipar conclusões e recomendações.
2 CARACTERÍSTICAS DIAGNÓSTICAS
A hipocondria é considerada um transtorno somatoforme pelo DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) devido ao comprometimento físico que acarreta ao organismo humano sem que necessariamente sejam encontradas evidências dos mesmos ou explicações orgânicas para tais eventos. Estes não podem ser considerados resultados de simulação consciente ou de transtornos factícios.
Os sintomas característicos da hipocondria se diferem dos efeitos diretos causados por transtornos mentais ou por uso de substâncias psicoativas pois não possui caráter delirante, embora a tendência a um insight pobre seja significativo, é possível