Psicologia Terra
PSICOLOGIA
VIOLÊNCIA E SAÚDE MENTAL
ORLANDO DE FREITAS PRATA
TATIANE PRISCILA TERRA
GABRIELLA C. AFONSO SILVA
FLAVIA GARCIA
Professora: Rosilene de Oliveira Faria
Poços de Caldas
2013
FACULDADE PITÁGORAS
PSICOLOGIA
TRABALHO SOBRE VIOLÊNCIA E SAÚDE MENTAL
Trabalho produzido pelos estudantes de psicologia da faculdade Pitágoras, campus Poços de Caldas, 5º período, noturno, destinado à disciplina de Políticas Públicas.
Professora: Rosilene de Oliveira Faria
POÇOS DE CALDAS
2013
1- INTRODUÇÃO.
A violência já se tornou rotineira, pois esta sempre aparecendo em jornais, revistas, rádios, televisão, e principalmente nas ruas, já se tornou tão normal que é temida por todos, mesmo sujeita a penalidades fundamentadas em leis, existe uma enorme transgressão. Um dado interessante é que desde o final da década de 1980, a violência ocupa o segundo lugar nas causas gerais de morte entre a população brasileira, por isto e outras causas, vem sendo combatida por forças policiais e se tornou alvo da saúde pública, onde começaram a implementar as políticas públicas para a prevenção e combate.
Sua causa se da por vários fatores, social, cultural, político, econômico, discriminativo, ditador, tirania, opressor e muitos outros. A violência é definida como um comportamento que causa intencionalmente dano ou intimidação moral a outra pessoa ou ser vivo, seus danos podem invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e até mesmo a vida. Assim entendemos que pessoas que sofrem com a violência necessitam de um auxilio para minimizar os danos e se reintegrar na sociedade, aqui é onde entra principalmente o trabalho das políticas públicas.
2- DESENVOLVIMENTO.
Os indícios da violência vêm desde a antiguidade, e sempre existiu, mas nos dias de hoje se tornou quase que um tipo de epidemia, prejudicando a sociedade de varias maneiras, e deixando rastros