PSICOLOGIA SOCIAL
A psicologia social critica e sua visão do humano
Psicologia Social e Histórica
Visão teórica integradora e abrangente do fenômeno psicológico, isto é a compreensão das suas origens, características, o seu movimento, suas contradições e historicidade processual.
As categorias de analise devem dar conta de explicitar, descrever e explicar tais fenômenos psíquicos.
Categorias fundamentais: consciência, atividade e identidade.
Linguagem, Pensamento e Representações sociais.
Linguagem se originou na espécie humana como consequência de transformar a natureza, através da cooperação entre os homens, por meio de atividades produtivas.
Consciência/Alienação
O pensamento e atividade cultural e social dos humanos mediados pela linguagem e a comunicação torna possível estabelecer uma via de pesquisa e acesso a consciência dos indivíduos (a ideologia) e sua analise na questão das representações sociais (alienação).
Como perceber a dimensão ideológica do individuo alienado socialmente? – essa é a tarefa fundamental de uma psicologia social critica.
Atividade
O fazer e a consciência dos homens estão relacionados dialeticamente. É uma relação de dupla transformação homem x natureza – a relação organismo/meio – o que os homens são está determinado pela sua atividade de produção e reprodução dos meios de subsistências de si mesmos como grupo social e indivíduos da espécie, á qual esta condicionada pelo nível já alcançado do desenvolvimento de seus meios e formas de organização.
Identidade
Quem é você? Quem sou eu? Eu sou...
Experimente? Pergunte a alguém e analise a resposta e após isso veja se é possível afirmar que você conhece essa pessoa de modo a não ter mais duvidas quanto ao agir, pensar e sentir em qualquer situação que surja?
Ator e personagem de si se compõem na dialética social e histórica. Cooperação e conflito. Consciência e alienação. A identidade é movimento e dupla transformação; do homem e do mundo numa dinâmica processual, relacional e histórica.