Psicologia social
Resumo:
O texto propõe uma multifacetada leitura sobre a Psicologia Social, abordando as relações entre os membros de um grupo, busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais.
Palavra – chave: Identificar o conceito da Psicologia social
Introdução:
A Psicologia Social é uma área do conhecimento que apresenta inúmeras definições, abordagens, teóricas de estudos etc.
Sem entrarmos na análise das diferentes teorias psicológicas, podemos dizer que a Psicologia é a ciência que estuda o comportamento principalmente humano. As divergências teóricas se refletem no consideram “comportamento”, porém para nós bastaria dizer que é toda e qualquer ação seja a reflexa (no limiar entre a psicologia e a fisiologia), sejam os comportamentos considerados conscientes que envolvem experiências, conhecimentos, pensamentos e ações intencionais e, num plano não observável diretamente, o inconsciente.
A psicologia Social surgiu no século XX como uma área de aplicação da psicologia para estabelecer uma ponte entre a psicologia e as ciências sociais (Sociologia, Antropologia, ciência Política). Sua formação acompanhou os movimentos ideológicos e conflitos do século, a ascensão do nazifascismo, as grandes guerras_ a luta do capitalismo contra o socialismo, etc.
O enfoque da Psicologia social: é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. E isto acontece desde o momento em que nascemos, ou mesmo antes do nascimento, enquanto condições históricos que deram origem a uma família a qual convive com certas pessoas que sobrevivem trabalhando em determinadas atividades, as quais já influenciam na maneira que encaram e cuidam da gravidez e no que significa ter um filho.
Da mesma forma, as emoções que são respostas do organismo e como tais universais se submetem as influências sociais ao se relacionarem como nos alegra, nos entristece , nos amedronta. O sentir alegre com a vitória do time, triste como filme