Psicologia social
PSICOLOGIA SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Social.
Orientador: Profa. Lisnéia Aparecida Rampazzo
Montes Claros MG
2009
DADOS LEVANTADOS NA PESQUISA
a) Nome do município: Montes Claros
b) Nome dos programas: CAPS / TM ( Centro de Atenção Psicossocial de Transtorno Mental) e Ambulatório de Saúde Mental. Local de implementação: Policlínica Dr. Hélio F. Sales, localizada na Av. Donato Quintino, 341. Bairro Canelas, Montes Claros – MG. Tel: (38)32293330 / 32293331 / 32293380.
c) Número de pessoas atendidas em 2009: 328
d) Resultado do programa: positivo.
O CAPS somente faz atendimento psicológico. Possui psicóloga disponível para atendimento a todo tipo de problemas porém não possui programas para reabilitação.
O CAPSTM (de transtornos mentais) também não possui programas de reabilitação. Eles encaminham os pacientes com transtornos para a Unidade de Saúde Hélio Sales. A partir de lá, através de análise e necessidade pose-se encaminhar os pacientes para o Hospital Universitário (HU) ou para o Prontomente. Ressalta-se que somente há a internação mediante encaminhamento do CAPS o da Unidade de Saúde.
O CAPS capacitado a tratar de problemas relacionados com álcool e drogas é o CAPS AD.
Para chegar à internação d fato é necessário a intervenção de alguns centros, que são eles:
• PSF ou Centro de Saúde
• CAPS TM
• Unidade de Saúde Hélio Sales
• Internação: Prontomente ou Hospital Universitário.
Foram realizados cerca de 328 casos de atendimento psicológicos de acordo com informações de Valéria Códino, gerente da Unidade de Saúde Mental Hélio Sales, assim como atendimentos ambulatoriais, psiquiátricos, CAPS e todo tipo de triagem.
De acordo com informação da Secretaria de Saúde de Montes Claros, 10% dos pacientes são internados, 20% recuperam e 70% geralmente desiste do tratamento e