Psicologia Social
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
PÓLO RIO GRANDE - RS
SERVIÇO SOCIAL – 3º SEMENSTRE
PSICOLOGIA SOCIAL
Graduandos:
Kristhiane Mirapalheta De Sousa. RA: 4303776867
Email: krisgloss@hotmail.com
Priscila Maria Armanda da Silva Calixto. RA: 4300077714
Email: priiialixto@hotmail.com
Rosangela de Campos Santana. RA: 4351818857
Email: rosy62campos@yahoo.com.br
Professora Presencial: Bárbara Machado Neves.
Professor EAD: Lindolfo A. Martelli.
Rio Grande, 18 de Maio de 2013.
A partir da análise do autor, em relação ao texto lido Humilhação Social – um problema político em psicologia; foram apontadas as mais variadas percepções possíveis, mas concluímos que a humilhação social existe e não é necessário vivenciá-la para percebê-la, que a sociedade conhece o problema, mas não a enxerga, pois, ideologias amplamente divulgadas tentam naturalizar essa situação e não considerá-la como uma consequência histórica passível de tratativas.
A invisibilidade social é um tema que vem sido conversado há um tempo pelos sociólogos e psicólogos e não há outro assunto que lhes interessam. O jeito de pesquisa são os mesmos, Costa usa da ciência para se aproximar e pesquisar o dia-a-dia dos garis.
É certo que a sociologia esteja servida mais à psicologia nestes últimos tempos. Para entender o modo com que as pessoas se tratam e tratam o mundo, é necessário saber da sua história, de sua cultura, por isso é preciso estudar mais a sociologia.
Comparando as pesquisas de Jessé Souza e Fernando Braga da Costa, podemos notar que o sociólogo pesquisa muito mais a parte da história que tornou possível a desigualdade, e o psicólogo se dirige a parte de diálogos que cabe em seu estudo. Mas Costa não deixa de pesquisar em outras áreas o seu objeto de estudo pois isto é muito necessário para tornar sua obra crítica