Psicologia social
7. Explique como aconteceu a “crise da Psicologia Social” no Brasil, demonstrando quais eram os pontos principais mobilizadores da quebra do colonialismo norte-americano e quais foram os principais pensadores brasileiros e o marco de ruptura da Psicologia Social brasileira. A crise começa nos congressos da Sociedade Interamericana de Psicologia, principalmente em Miami (1976) e Lima – Peru (1979) tinha como pontos principais a dependência teórica metodológica, simplificação e superficialidade das analises destes temas, individualização do social. Os principais pensadores foram Silvia Lane e Codo. A obra Psicologia Social: homem em movimento é o marco de ruptura.
TEMA 2:
7. Formule um conceito de ética.
No meu ponto de vista a ética busca estruturar o melhor modo de viver através do pensamento de cada ser humano. A ética é a base da conduta humana e a moral é por sua vez a qualidade desta conduta, ocupando-se das normas morais nas sociedades humanas, e o caráter individual. Procura explicar e justificar os costumes de um determinado grupo social, bem como fornecer soluções para seus dilemas mais comuns tornando-se assim um estudo dos hábitos humanos e do seu caráter.
TEMA 3:
10. Diferencie cultura no enfoque que enfatiza a questão semiótica, concentrando-se no simbólico-interpretativo e de caráter histórico-cultural da concepção de Geertz.
Não dá suficiente atenção aos problemas de poder e de conflito nos contextos culturais, onde mensagens são transmitidas e recebidas. É importante também considerar que o sujeito humano é criado dentro de instituições e que pode, coletivamente alterá-las, assim como por elas é afetado. As instituições envolvem recursos, tipos de inter-relações pessoais, regras e esquemas, supondo recursos materiais e simbólicos.
TEMA 4:
10. O conceito de Representações Sociais é versátil e três importantes postulados podem se combinar em seu emprego, descreva cada um destes postulados.
• É um conceito abrangente,