Psicologia Social E Comportamento
No final do século xix começaram a se afirmar como ciências autônomas a sociologia e a psicologia com objetivo e métodos de apresentar posições opostas entre individuo e sociedade, na parte da psicologia cabia estudar as disposições, motivações, intenções, emoções etc.., na sociologia tinha como modo de estudo as representações sociais, as interações entre a vida e explicava as adaptações do ser humano ao meio de uma forma psicológica.
Foi então no século xx que surgiu a psicologia social com uma forma de aplicação da psicologia e ao mesmo tempo interligar com as ciências sociais, uma das coisas que precisa ser esclarecida por ter um entendimento melhor é a relação entre social e a psicologia. Uma vez que no social procura focalizar o entendimento desde o caráter assistencialista e junto com a psicologia que e concebida como ciências da mente. A psicologia procura entender compreender os motivos do comportamento social, seu objetivo principal é estudar o comportamento dos indivíduos de uma forma ampla e concreta tentando buscar entender melhor as atitudes de cada um. Hoje em dia, a teoria da psicologia social esta sendo criticada por ser baseada num metodo descritivo, ou seja, um método que se propõe a descrever aquilo que é observável, fatual. É uma psicologia que organiza e dá nome aos processos observáveis dos encontros sociais. Fazendo Parte de uma noção estreita do social. Este é considerado apenas como a relação entre pessoas e interacão pessoal, e não como um conjunto de produções humanas capazes de, ao mesmo tempo em que vão construindo a realidade social, construir também o indivíduo. Podemos dizer que esta concepção será a referência para a construção de uma nova psicologia social.
Segundo Jean Piaget uma das tarefas dessa disciplina é conhecer o patrimônio psicológico hereditário da espécie e investigar a natureza e extensão das influencia sociais. Em uma concepção como essa, o comportamento deixa de ser o objeto