Psicologia Social Resumo
Os psicólogos sociais investigam como os valores se formam, por que mudam e como influenciam atitudes e ações. Os valores dos psicólogos sociais se transferem para seu trabalho por meios óbvios, como a escolha de tópicos de pesquisa, e por meios mais sutis. A tendência de prejulgar a realidade com base em nossas expectativas, convicções e valores é um fato fundamental na mente humana. Os valores também influenciam os conceitos. Os psicólogos costumam se referir às pessoas, por exemplo, como maduras ou imaturas, ajustadas ou desajustadas, como se fossem declarações de fato, mas na verdade são julgamentos de valor. O aconselhamento psicológico também reflete os valores pessoais de quem dá o conselho. Os valores se encontram ocultos em suas definições culturais de saúde mental e autoestima, em seus conselhos psicológicos para viver e em seus rótulos psicológicos. Assim, os valores pessoais do psicólogo social, tanto os óbvios quanto os sutis, influenciam seu trabalho.
Uma psicologia social completa se basearia nas percepções oriundas de psicólogos de todas as nações, descrevendo processos de pensamento social, influência social e relações sociais comuns a todos os seres humanos. O objetivo é uma psicologia social baseada no mundo inteiro.
A psicologia social enfrenta duas críticas contraditórias: uma é a de ser trivial, porque documenta o óbvio; a segunda é a de