Psicologia social - percepção social
Esta atividade propõe a explanação e compreensão a cerca dos elementos fundamentais que constituem o que chamamos de “Encontro Social”, com ênfase na “Percepção Social”.
A percepção é o ponto de partida da interação social. Os outros processos de interação só podem ser executados mediante a percepção que um indivíduo desenvolve a cerca do outro e do mundo.
É através da percepção que percebemos o outro, não só sua presença mas também seus valores e costumes que poderão influenciar nossos comportamentos. A partir dela podemos organizar as informações de tal forma a possibilitar a compreensão e categorização dos acontecimentos presenciados.
Percepção Social
O processo de comunicação se inicia logo após a percepção do outro. É ela quem fornece os códigos que orientam a troca de informações e a compreensão das mesmas entre os indivíduos. Estes códigos não são representados apenas verbalmente, também podem ser realizados através de expressões faciais, gestos, movimentos, desenhos e sinais.
A compreensão e a categorização das informações adquiridas pelo indivíduo o impulsiona a desenvolver atitudes positivas ou negativas diante de situações e pessoas presentes no meio social em que vive.
Embora as atitudes sejam determinadas através da compreensão a cerca do meio social, elas não são imutáveis, pois podem variar de acordo com novas informações recebidas relacionadas com as mesmas situações já vividas.
A interação social depende do processo de socialização, onde o indivíduo se integra a um conjunto social e aprende regras básicas de relacionamento. Este conjunto social normalmente se inicia na família e serve como modelo para futuras interações.
A partir do processo de socialização são formados os grupos sociais. Estes grupos formam conjuntos de pessoas que possuem objetivos comuns e trabalham para que estes objetivos sejam alcançados. Geralmente estas pessoas desenvolvem atitudes semelhantes em meio às situações, o que favorece o