A Psicologia Social
O Encontro Social
Psicologia Social procura estudar interação social. A Psicologia Social é o estudo das manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outra pessoa, ou pela mera expectativa de tal interação.
Percepção social
O primeiro processo desencadeado é da percepção social. E percebemos não só a presença do outro, mas o conjunto de características que apresenta, o que nos possibilita “ ter uma impressão” dele.
Essa impressão é possível porque, a partir de nossos contatos com o mundo vamos organizando estas informações em nossa cognição, e é esta organização que nos permitirá compreender ou categorizar um novo fato. Assim, se você estiver vestido de calça jeans, camiseta, tênis e com cadernos e livros nas mãos, a sua aparência nos permitira percebê-lo como um estudante. E nós, com o dobro de sua idade e um estilo semelhante de vestir, seremos categorizados como professor.
“A percepção do outro é uma forma de comunicação que depende da atribuição de significado à situação vivida.”
Comunicação
A Comunicação é um processo que envolve codificação (Formação de um sistema de códigos) e decodificação (A forma de procurar entender a codificação) de mensagens.
A comunicação não é constituída apenas de código verbal. Também utilizamos para a comunicação expressão de rosto, gestos, movimentos, desenhos e sinais.
A partir deste esquema básico de comunicação: transmissor (aquele que codifica), mensagem (transmitida utilizando um código), receptor (aquele que decodifica), a psicologia social estudou o processo de interdependência e de influencia entre as pessoas que se comunicam.
Atitudes
A partir da percepção do meio social e dos outros, o individuo vai organizando estas informações, relacionando-as com afetos e desenvolvendo uma predisposição para agir em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social.
Portanto, para Psicologia social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes, nós