Psicologia para seguran a do trablho
383 palavras
2 páginas
Capitulo 11- O que é o conhecimento do senso comum e conhecimento científico? De exemplos dos dois tipos de conhecimentos.
O conhecimento de senso comum é um tipo de conhecimento acumulado no cotidiano; conhecimento intuitivo, necessário para a condução da vida no dia a dia e este é certamente impregnado pela difusão da ciência inclusive da psicologia. Já o conhecimento cientifico tem o como objeto um assunto Específico, Linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo de conhecimento e objetividade. No conhecimento científico tem como objeto de estudo os fenômenos que fazem parte do cotidiano (conhecimento cotidiano). Porém, os dois são baseados em conhecimentos distintos.
Exemplo de senso comum:
Maracujá calma;
Gato Preto da Azar; Chá de boldo cura problemas no fígado.
Exemplo de conhecimento científico:
A teoria da gravitação universal, de Isaac Newton.
A teoria da seleção natural, de Charles Robert Darwin.
A Teoria da Relatividade, Albert Einstein.
2- O que é subjetividade e porque ela não é inata?
A subjetividade possui um efeito semântico bastante significativo, ela designa a ideia de que os sujeitos são singulares e se direciona na direção contrária do esforço da generalização de determinações generalistas, afirmando a absoluta impossibilidade de reduzir o humano à norma, uma vez que as generalizações são sempre imperfeitas.
A subjetividade não é inata porque ela precisa da vivência do mundo externo para ser construída. E essa construção é feita aos poucos, Enquanto o indivíduo modifica o mundo exterior, constrói sua subjetividade (em seu interior). Portanto, não poderia ser inata ao homem.
3- O que é e como se forma a personalidade?
A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que definem uma pessoa identificando e estabelecendo suas diferenças com os outros. Mas, para ter mais base científica na definição, G.W. Allport (1966) definiu personalidade como uma organização dinâmica dentro do indivíduo,