psicologia no esporte
Relatório : psicologia o esporte
Aluno : Turma :
A psicologia do esporte, com o Profº. Drº. Manoel Rodrigues Neto, doutorado relacionado a psicologia no esporte.
O que é psicologia no esporte?
¨identificação e compreensão de teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas ao esporte com o objetivo de maximizar o rendimento e o desenvolvimento pessoal do atleta. ¨
Estudo cientifico de pessoas e contexto para o auxilio no esporte, não só de atletas de rendimento mas sim de crianças, adolescentes e pessoas com mais idade.
Fora o desempenho, e psicologia procura ajudar o atleta a ter um ótimo nível de saúde mental, pois não é possível ter um bom desempenho sem ter uma saúde mental boa.
Pessoas ainda acham que ir ao psicólogo é coisa que só doido vai, mais não é bem assim. Muitos atletas procuram psicólogos visando alcançar maior rendimento dentro de sua modalidade, e além de atletas técnicos e treinadores também os procuram para o auxilio na hora de passar um bom treino.
Exemplo de uso da psicologia no esporte tem jogos olímpicos aonde países como EUA, Alemanha, Cuba. No Brasil fomos começar a trabalhar com psicólogos entre a da década de 50 e 60 (são Paulo futebol clube).
O psicólogo é mais aceito em esportes individuais do que em coletivo, porque em esportes coletivos quando ocorre algo de errado temos uma falha do grupo, já no esporte individual só é você tendo que competir e se caso você falhe a culpa cairá apenas em uma pessoa, você. O psicólogo ajuda a corrigir seus defeitos e ajudar a detectar suas necessidades.
O grau de escolaridade influencia na ajuda do psicólogo, exemplo de esportes que tem tido uma boa aceitação de psicólogos no Brasil é o vôlei, pois a maioria dos integrantes tem nível médio completo e já iniciam ou terminam o nível superior. Muito contrario