Psicologia na saúde
1- Como é a atuação do psicólogo? Que instrumentos um psicólogo utiliza para fazer sua análise e intervenção?
O psicólogo disponibiliza-se de métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnóstico, orientação e seleção profissional. Estas técnicas lhe possibilitam compreender o que o outro diz, expressões e gestos, enfim, mantendo um quadro de análise para tentar desvendar as razões a partir de exposição de reflexões dos pacientes. O psicólogo intervém, de certa forma, com a ajuda do paciente, na compreensão de dificuldades. Assim, ele possui instrumentos adequados a auxiliar o indivíduo a organizar, compreender e aplicar esse saber, permitindo sua transformação e a mudança da sua ação sobre o meio.
2- Qual a diferença entre a intervenção do psicólogo e a de um bom amigo?
Um psicólogo utiliza em sua intervenção técnica, métodos próprios do conhecimento científico em sua área. Um amigo, apesar de ótimas intenções, possui apenas intimidade com a pessoa em questão e conhecimentos de fatos em si, ou seja, mas de forma subjetiva, sem se basear na ciência.
3- Indique as semelhanças e diferenças entre o trabalho de um psicólogo e o trabalho de um psiquiatra:
A psiquiatria se constituiu como um saber da doença mental ou psicológica, a psicologia tornou-se um saber sobre o funcionamento mental e psicológico. A aproximação das duas áreas deu-se por Sigmund Freud em teorizações por ter dado continuidade entre o normal e o patológico, onde o patológico não é mais que uma exacerbação desregrada do normal, passando a doentio no mundo psíquico. A psicologia tem seu objetivo de estudo marcado pela busca da compreensão do funcionamento da consciência, enquanto a psiquiatria cataloga em saber sobre doenças mentais. A psiquiatria sistematiza o conhecimento e funcionamento psicológicos analisando o que há de desvio da normalidade.
4- Quais são os locais (dentro da sociedade) onde o psicólogo pode