Psicologia Na Educa O
Há ligamentos e discordância entre o pensamento de Piaget e de Vygotsky.
As discordâncias mais gerais ocorrem na diferença de foco dos estudos de cada pesquisador. O principal interesse de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas, enquanto Vygotsky pretendia entender a relação do pensamento com a linguagem, e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual. Enquanto sob a perspectiva piagetiana o conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade, para Vygotsky, esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais. É na troca com outros sujeitos e consigo próprio que ele internaliza conhecimentos, papéis e funções sociais.
A grande ligação entre os dois, no entanto, se dá na relação entre linguagem e pensamento. Para Vygotsky, a linguagem tem um papel definitivo na organização do raciocínio, pois age decisivamente sobre este, reestruturando diversas funções psicológicas, como a atenção, a memória, a formação de conceitos. Enquanto para Piaget a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito, para Vygotsky a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais.
Entretanto a semelhança entre os dois é que, são interacionistas. Estão atentos para relevância das conexões entre o individuo e o meio na elaboração dos processos psíquicos. São construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual, ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio. Ambos enfatizam a necessidade de compreensão da gênese dos processos cognitivos. Defendem que é importante que se respeite o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada ensinamento.
A diferença entre os dois é que, Para Vygotsky em relação á construção Real diz que a criança já nasce num mundo social, e desde o nascimento forma visão do mundo através