Psicologia Humanista
Professor: Flávio Roberto
Turma: Psicologia
Nome: Alice Lima Custódio Érica Simone Rodrigues Moraes Lopes Carolina
Psicologia Humanista
O surgimento da psicologia humanista se deu na década de 50; porém, teve mais força nas décadas de 60 e 70. É um exemplo de evolução da teoria da personalidade trabalhada por Abraham Maslow, considerado o pai espiritual da psicologia humanista, e Carl Rogers. Não tinha o objetivo de revisar nem adaptar as escolas de pensamento já existentes, mas desejava suplantar as ideias das duas maiores forças da psicologia: o Behaviorismo e a Psicanálise.
A maior importância dessa linha psicológica é a da experiência consciente, o poder criativo, o livre arbítrio, espontaneidade e a crença na integralidade entre natureza e a conduta do indivíduo.
A teoria humanista se difere do Behaviorismo, por exemplo, devido a não aceitação da análise de um ser humano como uma máquina ou um animal irracional, sujeito aos processos de condicionamento. Já em relação á Psicanálise, a divergência é devido à ênfase dada ao inconsciente, ás questões biológicas, aos eventos passados e a divisão do ser humano em compartimentos.
Abraham Maslow, com o intuito de compreender a capacidade de grandes realizações do indivíduo, iniciou seus estudos, e com base neles criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas onde, a cada conquista, nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o indivíduo fosse buscando sua auto realização pelas sucessivas necessidades satisfeitas: as fisiológicas, em seguida a de segurança, de pertinência e de amor, de estima e de auto realização.
Apesar de todos os seus estudos, a metodologia de pesquisa e os dados de Maslow foram considerados falhos porque a amostragem de indivíduos analisada foi considerada não suficiente. Mesmo sendo posteriormente confirmadas algumas características do indivíduo com sentimento de auto