Psicologia hospitalar
INTRODUÇÃO 1
1 PSICOLOGIA HOSPITALAR 2
1.1 O QUE É PSICOLOGIA HOSPITALAR 2
1.2 ORIGEM DA PSICOLOGIA HOSPITALAR 2
1.3 FUNÇÕES DO PSICOLOGO HOSPITALAR 3
1.4 O PSICÓLOGO HOSPITALAR A FAMILIA DO PACIENTE 4
1.5 O PSICÓLOGO HOSPITALAR E A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR 5
1.6. A ATUAÇÃO GERAL DO PSICÓLOGO NO HOSPITAL 6
CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A ideia principal do trabalho é apresentar a psicologia hospitalar brasileira, o papel do psicólogo nas instituições hospitalares. Onde é possível visualizar claramente que a atuação do mesmo na área hospitalar está voltada não só ao paciente, mas aos seus familiares e a equipe médica. O psicólogo hospitalar deve seguir as orientações das melhores práticas psicológicas já implantadas e estudas no âmbito hospitalar onde as tratativas são diferentes dos atendimentos padrões de consultório.
Os diagnósticos de cada caso são feitos a partir da representação que o paciente tem da doença e em particular da sua doença, e que envolve os aspectos de sua formação cultural, social e individual. O psicólogo hospitalar deve-se estar alerta, principalmente, para a maneira como o paciente reage frente ao diagnóstico de sua doença, como a sua vida psíquica e sua vida social interfere na dinâmica subjetiva, e também como se estabelecem as relações psicológicas entre o paciente, a família e a equipe de saúde.
1. PSICOLOGIA HOSPITALAR
1. O que é Psicologia Hospitalar
De acordo com Cabral citando Rodríguez e Marín (2003) a Psicologia Hospitalar é um conjunto de contribuições científicas, educativas e profissionais que as várias correntes da psicologia oferecem para prestar uma assistência de maior qualidade aos pacientes hospitalizados. O psicólogo hospitalar é o profissional que detém esses saberes e técnicas para aplicá-los de forma sistemática e coordenada, sempre com o intuito de melhorar a assistência integral do sujeito hospitalizado. O