Psicologia Historia
Na busca pela indagação de si e pelo entendimento de suas origens, várias correntes teóricas se formaram, dentre elas as duas mais importantes, tentando explicar a origem do ser humano e do Universo: O Criacionismo e o Evolucionismo.
Entende-se o Criacionismo como sendo a teoria ou sistema que sustenta as espécies animais e vegetais criadas de forma distinta, permanecendo invariáveis. Houve um Ser Superior que criou todas as coisas que existem. O relato da criação do mundo encontra-se pormenorizado na Bíblia Sagrada, livro de orientação de todos aqueles que professam a fé cristã. (FERREIRA, 1993).
Ao processo gradual de mudança genética em que as características de toda uma espécie são alteradas durante muitas gerações, produzindo uma mudança cuja função é proporcionar uma melhor adaptação dos indivíduos daquela espécie ao meio ambiente, processo conhecido como Seleção Natural, dá-se a denominação de Evolucionismo. (HAYES, 1997).
Mas as grandes questões da humanidade não se limitaram àquelas ligadas ao Universo. O ser humano sempre se interessou por conhecer melhor a sua própria essência - De onde vim? Para onde vou? Quem sou eu? O que vim fazer nesse mundo? As respostas a estas perguntas trariam alívio para a própria angústia e inquietação inerentes ao ser humano. Era preciso entender melhor as próprias emoções, ansiedades, sentimentos, o porquê da existência, do nascimento, da morte...
Faz-se necessário entender que esses questionamentos tão profundos são naturais e fazem parte do processo de autoconhecimento. Não é preciso fugir de sensações que nem sempre são confortáveis, mas