Psicologia Exerc Cio
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA APLICADA A CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCENTE: AFONSO SILVA DE OLIVEIRA
Exercícios do Capítulo 1:
1 – Baseando – se no texto e na leitura complementar, responda por que falamos em Ciências Psicológicas e não em uma Psicologia, relate sobre os motivos que levam a essa discussão.
R: Porque ao estabelecer o padrão de descrição, medida, controle e interpretação, o psicólogo está também estabelecendo um determinado critério de seleção dos fenômenos psicológicos e assim definindo um objeto, que são características científicas. A psicologia em si abrange vários outras formas. O senso comum é um exemplo de psicologia.
2 – Discuta sobre a apresentação da Psicologia Científica – sua matéria prima e seu enfoque.
R: Tem enfoque nos “diversos homens” concebidos pelo conjunto social. Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo.
Exercícios do Capítulo 2:
1 – Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
R: A de compreender a diversidade com que a Psicologia se apresenta hoje.
2 – Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas na Antiguidade?
R: Considerando a forma como a história de sua construção está ligada, podem-se considerar as exigências de conhecimento da humanidade, as demais áreas de conhecimento humano e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
3 – Em que período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?
R: No período do Renascimento. Postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo, afirmando que o homem possui uma substância material e uma substância pensante, e que o corpo, desprovido do espírito, é apenas uma máquina. Possibilitando assim, o estudo do corpo humano morto, e dessa forma possibilita o avanço da Anatomia e da Fisiologia, que iria contribuir