Psicologia do Trabalho e das Profissões
A Psicologia do trabalho e das profissões é uma área da psicologia que está virada para o trabalho humano. Têm como objecto de estudo o comportamento do homem na execução de uma actividade especializada ou não.
Ela abarca temas relacionados com as organizações e como o homem desempenha seu trabalho. Surge no 'seculo XX e foi se desenvolvindo ao longo dos tempos, passando por fases em que esta área era chamada de Psicologia Industrial, passando para Psicologia Organizacional e actualmente é conhecida por Psicologia do trabalho e das Organizações.
O presente artigo visa mostrar aspectos aprendidos nesta área como disciplina do curso de Psicologia das Organizações e Psicologia Social. Têm como foco principal a resposta da seguinte questão : " O que aprendi de novo e/ou revisitei na disciplina?"
Focando questões relacionadas à disciplina, farei, de um modo sintético, abordagens referentes a alguns temas principais tratados até hoje, que são importantes sabere conhecê-los.
Objectivos
Geral
Explicar "O que aprendi de novo e/ou revisitei na disciplina" de Psicologia do Trabalho e das Profissões
Específicos
Analisar alguns temas estudados na disciplina de Psicologia do trabalho e das profissões
Descrever alguns assuntos mais importantes já vistos na disciplina
Explicar de forma sintética sobre o percurso da Psicologia do trabalho e das profissões.
Metodologia
Como forma de auxílio para a realização do presente trabalho, recorreu-se ao método de revisão bibliográfica e à pesquisa por internet.
" O que aprendi de novo e/ou revisitei na disciplina?"
Um dos aspectos revisitados na disciplina, foi sobre a
1.História da Psicologia do Trabalho e das Profissões
Refere que a Psicologia do trabalho surge no século XX, graças à revoluções industriais ocorridas. Segundo encontrado no site "Slideshare.com", o Taylorismo foi o que levou à origem da psicologia do trabalho, pois pretendia aumentar os valores da produção através de métodos