linda rubim
Aluna: Alda Corradi Vianna Simões Produção Cultural – 1º Semestre
Ação Cultural
Conjunto de procedimentos, envolvendo recursos humanos e materiais, que visam pôr em prática os objetivos de uma determinada política cultural.
Para efetivar-se, a ação cultural recorre a agentes culturais previamente preparados e leva em conta públicos determinados, procurando fazer uma ponte entre esse público e uma obra de cultura ou arte.
A ação cultural pode voltar-se para cada uma das quatro fases:
Produção: Tem por objetivo específico concretizar medidas que permitam a geração efetiva de obras de cultura ou arte.
Distribuição: Propõe-se criar as condições para que as obras de cultura ou arte entrem num sistema de circulação que lhes possibilite o acesso de pontos públicos de exibição.
Troca: Visa promover o acesso físico a uma obra de cultura ou arte.
Uso (Consumo): Promove o pleno desfrute de uma determinada obra, o que envolve o entendimento de seus aspectos formais, de conteúdo, sociais e outros.
Sob um ângulo específico, define-se a ação cultural como o processo de criação ou organização das condições necessárias para que as pessoas e grupos inventem seus próprios fins no universo da cultura. Neste sentido, por depender daquilo que as pessoas e grupos aos quais se destina entendam dela, a ação cultural é um processo que, tendo um início claro, não tem um fim determinado nem etapas intermediárias previamente estabelecidas.
Estabelece-se uma gradação entre dois tipos básicos de ação cultural, segundo seus objetivos:
Ação Cultural de Serviços: É uma forma de animação cultural que lança mão das diferentes modalidades de relações públicas ou de aproximar desses produtos um público.
Ação Cultural de Criação (Ação Cultural Propriamente Dita): Propõe-se diversamente, a fazer a ponte entre as pessoas e a obra de cultura ou arte para que, dessa obra, possam as pessoas retirar aquilo que lhes permitirá participar do universo