Plano Genetico
Registro Diário Iniciamos a aula falando sobre Vygotsky, que é junto de Piaget e Wallon uma grande referência ao se falar sobre o desenvolvimento do ser humano, que tem seu inicio na infância. O Plano Psicológico trata-se da percepção da emoção, ou seja, o ato de perceber algum tipo de emoção diante de algo e consisto no que somos ou não capazes de fazer. Os problemas Psicológicos é o ato de resolver os problemas e buscar as soluções.
O Plano Genético são quatro entradas de desenvolvimento que, juntas, explicam o funcionamento psicológico do ser humano.
Filogênese: Tem como base a idéia de que somos seres humanos diferente dos animais, mostrando a diferença entre ás espécies.
Ontogênese: Desenvolve a idéia de que cada indivíduo experimenta a sua própria condição de espécie.
Sociogênese: O meio em que o ser humano se encontra influencia em tomá-las certas atitudes por ‘’outros’’ terem tomado alguma atitude.
Microgênese: Explica que podemos ser geneticamente iguais, porém cada pessoa tem a sua personalidade e jeito de ser.
A Filogênese e a Microgênese fazem uma ligação ao sistema biológico da espécie, enquanto a Sociogênese á um determinismo cultural
Ao nascer à criança tem a inteligência prática assim como os animais, ao passar do tempo com a convivência da criança com os outros seres ela vai se desenvolvendo, adquirindo conhecimento e conseqüentemente atingindo a inteligência abstrata. Os animais são determinados e os seres humanos não eles tem o aprendizado e podem mudar quando quiser, pode concertar (algumas coisas) se erro, se fez algo e não gostou ele troca e/ou faz de novo etc.
Para Vygotsky é a aprendizagem que promove o desenvolvimento. Por que o ser realizando ações que possibilitam o aprendizado faz com que ele se desenvolva, ou seja, o fato dele ter aprendido defini-se como ele se desenvolve.