Psicologia do recurso humano
Percepção é um processo de organizar e interpretar as sensações recebidas para termos consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos.
A percepção depende das expectativas, das motivações e das experiências anteriores sendo, portanto um processo individual e complexo.
A atividade da percepção é composta pela atenção, consciência, memória, linguagem e forma de processar.
Fatores que influenciam na percepção: observador: atitudes, motivações, interesses, experiência e expectativas. A situação: momento, ambiente de trabalho e ambiente social. O alvo: novidade, movimento, sons, tamanho, cenário, proximidade.
O SENSO COMUM: é um conhecimento opinativo: cada pessoa tem sua opinião sobre um determinado assunto: qual é o melhor remédio para curar ressaca? Todo mundo tem uma receita, pode até fazer efeito, mas não é científica. É o senso comum
SUJTIVIDADE: é nosso mundo interno... Nossos sentimentos, ideias, emoções de amor e ódio e nossos pensamentos. Nosso mundo interno, o qual não revelamos, faz parte de nossos sentimentos, mas nem sempre expressamos, pensamos, mas nem sempre verbalizamos, pois alguns sentimentos temos vergonha, outros são muito íntimo, outros são coisas chulas.... Cada pessoa tem uma subjetividade:é um mundo que acontece apenas dentro de voce, nem sempre a gente revela para alguém.
Personalidade: o conjunto de características psicológicas que determinam a sua individualidade pessoal e social. Todo ser humano tem uma personalidade e esta é singular, e a personalidade resulta uma parte é herdada e outra é construída da interação com o meio social e a cultura onde a pessoa vive. Todos têm personalidade, mas nem todos têm um bom caráter
(parte construída da relação social). A personalidade é composta de três elementos:
Caráter: construído da interação com o meio social, da cultura.
Temperamento: parte herdada, tal como vitalidade, energia,
Traços: certos traços