PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Jean Piaget A Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. Desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo de estruturas mentais. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos. Descobrir que ele é determinado pela interação de vários fatores.
Os fatores que interferem no desenvolvimento humano são:
- a maturação do sistema nervoso;
- o ambiente físico;
- o ambiente social;
- o processo de equilibração progressiva.
Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no desenvolvimento global.
• 1º período: sensório-motor, (0 a 2 anos).
Neste período, a criança conquista, através da percepção dos movimentos, todo o universo que o cerca. Por volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos, olhos e pegar objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos. No final do período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio para atingir um objeto.
• 2º período: pré-operatório, (2 a 7 anos).
Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo que um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superior a ela. Ex.: pais e professores.
• 3º período: operações concretas, (7 a 11 ou 12 anos).
O desenvolvimento mental caracterizado