agregados
Extração:
A extração é feita de pneus que já não são mais utilizados e que geralmente são depositados em aterros de lixo comum.
Vantagens:
O concreto que de raspas de pneu como agregado tem maior resistência ao impacto, maior resistência a fissuração, melhor isolamento térmico e acústico, aumento da ductilidade e da tenacidade, tem maior durabilidade em ambientes agressivos e são mais leves e flexíveis.
Desvantagens: Diminuição na resistência a compressão, flexão e tração.
Exemplos: Podem ser utilizadas como parede e cobertura por ter isolamento térmico e acústico, em revestimento que possa usar concreto de baixa resistência e podem ser feitos passeios públicos.
Viabilidade:
Há uma boa viabilidade para a utilização de resíduos de raspas de pneu como agregado alternativo, porém novas pesquisas devem ser feitas para conhecer mais esse novo material.
Impacto na natureza: A utilização de resíduos de raspas de pneu é bom par a natureza pois com a reciclagem desse material, é retirado da natureza parte dos pneus que demoram cerca de 600 anos pra se decompor.
Resíduos da construção civil
Extração:
O material é retirado das sobras da construção civil e é levado para uma Usina de reciclagem de resíduos sólidos de construção civil.
Vantagens:
Com a reciclagem dessa matéria, há uma redução dos impactos ambientais causados pela construção civil, e também há redução dos custos através da reutilização desse material.
Desvantagens: É preciso desenvolver uma técnica de reciclagem economicamente viável e que produza materiais de alta qualidade já que esses agregados oferecem certas limitações como menor resistência a compressão e menor elasticidade.
Exemplos: O concreto feito com agregados dos resíduos da construção civil podem ser podem ser usados desde que não seja usada como função estrutural.
Impacto na natureza: Os resíduos sólidos da construção civil e da demolição de edifícios geram