Psicologia do desenvolvimento
Conceitos Básicos e Métodos
N
a última vez que você viu uma criança ou adolescente que fazia certo tempo que não via, existem boas chances de que você tenha feito uma observação do tipo “Como ele cresceu desde a última vez que o vi” ou “Ela se tornou uma linda jovem”. Esses comentários sugerem que nós humanos somos observadores naturais dos modos como mudamos com a idade. Assim como notamos características que parecem não mudar com o passar do tempo. Podemos dizer: “Ele sempre teve uma tendência malvada” ou “Ela sempre foi uma criança muito meiga”. E nossos poderes de observação não se limitam a simples descrições. Também criamos nossas próprias teorias para explicar nossas observações. Você alguma vez já disse coisas como “Eles não disciplinam aquela menina; não é de estranhar que ela seja tão moleque”, ou “Ele é tão inteligente, igual ao pai; eu acho que isso é de família”?
Os cientistas que estudam o desenvolvimento humano fazem exatamente as mesmas coisas. O objetivo deles é produzir observações e explicações que possam ser aplicadas a mais ampla faixa de seres humanos e ao maior número de contextos possível. Para alcançar essa meta, eles estudam tanto a mudança quanto a estabilidade. Além disso, eles fazem previsões sobre o desenvolvimento e utilizam métodos científicos para testá-las.
Por fim, a maioria espera que suas descobertas possam ser utilizadas para influenciar positivamente o desenvolvimento de cada ser humano.
Neste capítulo, você vai aprender como a ciência do desenvolvimento humano passou a existir. Você também vai aprender sobre as questões fundamentais envolvidas no estudo científico do desenvolvimento. Além disso, quando você terminar a leitura deste capítulo, estará familiarizado com os modelos e métodos de pesquisa utilizados pelos desenvolvimentistas. OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Uma introdução ao desenvolvimento humano
1.1 Quais ideias sobre desenvolvimento foram propostas pelos primeiros filósofos