Psicologia do desenvolvimento
1- Descreva as principais características dos períodos sensório-motor, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.
Sensório-motor
Primeiro estágio que dura do nascimento ao 18º mês de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório-motor, pois o bebé adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
- a exploração manual e visual do ambiente;
- a experiência obtida com ações, a imitação;
- a inteligência prática (através de ações);
- ações como agarrar, sugar, atirar bater e chutar;
- as ações ocorrem antes do pensamento;
Pré-operacional
O segundo estágio de desenvolvimento considerado por Piaget é o estágio pré-operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos 2 anos de idade até os 6.
Nesse período, as características observáveis mais importantes são:
- inteligência simbólica;
- o pensamento egocênctrico e intuitivo;
- a centração (apenas um aspecto de determinada situação é considerado);
- a confusão entre aparência e realidade;
- a noção de irreversibilidade;
Operatório concreto
No estágio operatório concreto, que dura dos 7 aos 11 anos de vida, a criança começa a lidar com conceitos abstratos como os números e relacionamentos. Esse estágio é caracterizado por uma lógica interna consistente e pela habilidade de solucionar problemas concretos. A criança desenvolve noções de tempo, espaço, velocidade, ordem, casualidade,..., já sendo capaz de