Psicologia do Desenvolvimento
Filme “Nell”
Introdução
A psicologia do desenvolvimento estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afectivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta. Cada actividade e cada comportamento do ser humano tem uma idade especifica, normalmente.
A maturação é um processo de desenvolvimento orgânico individual, como podemos ver no exemplo a seguir: a observação da evolução nos movimentos de um bebé de 5 meses é normalmente tão frequente, que a partir de ai pode-se prever qual é a fase que vem a seguir. A fase de Latência que é fase seguinte, a atenção da criança começa a despertar para os sons que a rodeiam, depois por estímulos visuais como cores e formas, depois por estímulos tácteis. A criança também produz os sons da linguagem numa sequência constante até que consegue emitir combinações de sons, e por fim as tão desejadas palavras.
Um ser humano desenvolve-se e aprende também muito graças ás influências do ambiente e algumas experiências, mas também por preferências individuais. A compreensão de aquisição de regras sociais e culturais como por exemplo: a linguagem, técnicas, regras de comportamento são influências que nos permite adaptar na sociedade assim como as emoções. Um exemplo que se pode dar é quando um bebé nasce, a relação e os primeiros tempos de vida junto da sua mãe iram determinar, segundo a maior parte dos psicólogos, a qualidade emocional e laços sociais que se estabelecem durante a vida de um ser humano.
Quando falamos na psicologia do desenvolvimento, falamos igualmente em desenvolvimento do conhecimento, e também o desenvolvimento das percepções, da memória e do pensamento.
A percepção dos objectos, constitui-se no espirito da criança, no primeiro ano de vida, são muitas qualidades objectivas. No segundo ano de vida a crianças, sabe perceber o que está vivo e o não vivo, e reconhece imagens e figuras. Na pré