psicologia das microexpressões
Paul Ekman defendeu hoje que ninguém mente sobre tudo, sustentando que as pessoas só o fazem quando acreditam que a verdade pode ser prejudicial, existindo especialistas capazes de descobrir mentiras por meio de discrepâncias entre a voz e o rosto de quem fala, entre a voz e as palavras, entre as palavras e os gestos.
Política e os políticos
No final da sua intervenção, Ekman tinha à sua espera muitas perguntas relacionadas com a política e os políticos. "Fizeram-lhe muitas perguntas sobre isso", disse à Agência Lusa um dos membros da Comissão Científica organizadora do simpósio, o psiquiatra e professor universitário Rui Mota Cardoso.
O cientista revelou que "filma muito os políticos para dar aulas" e depois, sobre o episódio que quase arruinava a carreira política de Bill Clinton (a sua relação extra-conjugal), disse que "percebeu logo" que o antigo presidente estava mentir quando negou ter feito sexo com Lewinski. As investigações e técnicas desenvolvidas por Ekmam são muito solicitadas por organizações policiais como a norte-americana FBI e a inglesa Scotland Yard em áreas como a justiça ou o anti-terrorismo.
Para além de micro expressões faciais, os especialistas presentes no simpósio também abordaram os temas da parapsicologia, premonições, empatia, telepatia e, em geral, emoções. A parapsicologia, por exemplo, ainda tem alguns anticorpos no meio científico, porque "não é uma ciência".
Protociência
Rui Mota Cardoso afirma que se trata de "uma protociência", na medida em que "já há pessoas de alta qualidade científica a investigar esses fenómenos", que "que não são generalizáveis, nem toda a gente os tem e os que os têm não