Psicologia das cores cor: Roxa
FORMA III – PSICOLOGIA DAS CORES
COR: ROXA
Manaus – AM
2014
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
FORMA III 3 PERIODO ARQ131M04
ALUNOS: CARLOS HENRIQUE CAROL CHENEAU GISLANY MENDONÇA JESSIE AGUIAR MATHEUS FURTADO
ARQUITETURA E URBANISMO
PSICOLOGIA DA COR – COR ROXA
Trabalho solicitado pelo professor Antônio Luca Grifoni, com o objetivo de obtenção de nota parcial de Forma III do 3 período de arquitetura e Urbanismo
Manaus – AM
2014
Introdução Fisicamente, cor é uma parte do espectro de ondas eletromagnéticas que, ao estimular o olho humano, permite a distinção de diferenças na qualidade da sensação visual. Portanto, como qualquer fenômeno físico, cor é mensurável em relação a uma unidade.
Cor roxa
Trajetória da cor
A cor roxa (ou púrpura) está ligada ao mundo místico e significa espiritualidade, magia e mistério. O roxo transmite a sensação de tristeza e introspecção. Estimula o contato com o lado espiritual, proporcionando a purificação do corpo e da mente, e a libertação de medos e outras inquietações. É a cor da transformação.
O ambiente roxo é misterioso e místico, sendo a cor apropriada para um local de meditação. Pode se tornar uma cor depressiva e melancólica, se usada em excesso.
O roxo é uma das cores litúrgicas na Igreja Católica que se usa no período da Quaresma ou nas missas pelos mortos. Durante a Quaresma, a cor roxa é usada nos paramentos dos sacerdotes e na decoração das igrejas. Para os católicos, o roxo tem o significado de melancolia e penitência.
A cor roxa é obtida através da mistura das cores primárias azul e vermelho. Os tons de roxo, violeta e anil estão associados aos signos de Sagitário, Aquário e Peixes.
O roxo é a cor dos pensadores. É usada normalmente por quem quer atingir o poder. Equivalente a um pensamento místico, ao mistério.